São Salvador em Chora

A Igreja de São Salvador em Chora (Kariye Müzesi) é um dos melhores expoentes da arte bizantina que se pode encontrar no mundo.

Construída em 1316 e 1321 segundo os planos de Teodoro Metoquines, a igreja conta com espetaculares afrescos e mosaicos bizantinos considerados os mais bem conservados do mundo.

Como curiosidade, Chora significa “fora da cidade” e recebeu esse nome porque a igreja foi construída na parte exterior das muralhas da antiga Bizâncio.

A época otomana

Assim como Santa Sofia, depois da conquista de Constantinopla pelo Império Romano, São Salvador de Chora foi transformada em mesquita. Em 1948, começou a ser restaurada e dez anos mais tarde foi aberta ao público como museu.

Durante a época que serviu como mesquita, os afrescos foram tapados com gesso, um detalhe que pode ter ajudado na conservação dos mesmos.

Nossa opinião

Embora os mosaicos e afrescos sejam impressionantes, sua relativa distância (não chegam nem o bonde nem o metrô) e o alto preço da visita fazem com que, embora muita gente a defina como imprescindível, nós temos dúvidas na hora de recomendá-la ao público geral. Se você gosta de arte bizantina, vai adorar São Salvador em Chora.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 17:00 (até as 19:00 no verão).

Preço

TL763 (US$20,07).

Transporte

De ônibus ou táxi.

Lugares próximos

Hamam de Suleymaniye (2.8 km) Torre Gálata (3 km) Cruzeiro pelo Bósforo (3 km) Ponte Galáta (3.1 km) Bazar das Especiarias (3.1 km)